Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Doze anos depois de ser vice-campeão por Cuba, Leal joga Mundial pelo Brasil

Quando entrar em quadra daqui a uma semana, Leal certamente vai viver sentimentos fortes. Na sexta-feira (26.08), o ponteiro vai estrear no Mundial 2022 com a seleção brasileira exatamente 12 anos depois de ter feito sua última participação no campeonato. O cenário, porém, mudou bastante. Em 2010, o ponteiro foi vice-campeão mundial com apenas 21 anos vestindo a camisa de Cuba, em uma final contra o Brasil. Desta vez, a partida de estreia na competição envolve exatamente as mesmas seleções, e Leal estará com a camisa do Brasil.

Nesses 12 anos muita coisa aconteceu. Os caminhos do esporte trouxeram Leal para o Brasil, onde jogou por seis temporadas pelo Sada Cruzeiro, de Belo Horizonte (MG). O amor pelo país, a admiração pela história do vôlei brasileiro e as dificuldades enfrentadas em Cuba não deixaram dúvida: o jogador quis se naturalizar.

Depois de uma espera de quatro anos, Leal conseguiu a documentação e se tornou brasileiro. A primeira convocação veio em 2019, ano em que a seleção brilhou. Com o ponteiro em quadra, o Brasil foi campeão sul-americano, campeão da Copa Wagner, conseguiu a classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio e foi campeão invicto da Copa do Mundo.

Leal vive a expectativa de jogar o Mundial pelo Brasil (Foto: Clarissa Laurence/Na Nossa Rede)

Atualmente considerado um dos melhores ponteiros do mundo, já bastante experiente e em uma condição bem diferente da que viveu em 2010, Leal naturalmente carrega uma grande expectativa para a estreia da próxima semana.

“Estou me preparando muito bem para esse Mundial. Em 2010 foi meu último Mundial, a gente tem uma bela história e vamos iniciar igual, com um jogo entre Brasil e Cuba. Estou me preparando muito bem para esse encontro e espero que a gente consiga ser campeão”, declarou Leal.

Sobre uma possível confusão de sentimentos, o ponteiro brasileiro afirma que não existe essa chance, já que o lado profissional prevalece. “Acho que vai ser legal. É o meu trabalho. Agora estou defendendo a seleção brasileira, então, tenho que fazer o melhor, não pensar em quem está do outro lado da quadra e fazer o meu melhor jogo”, afirmou o jogador da seleção brasileira.

Deixando o profissionalismo um pouquinho de lado quando sai da quadra, Leal mantém contato com alguns amigos que estarão do outro lado da rede na próxima sexta-feira. “Marlon e Simon são as pessoas que mais tenho contato enquanto estamos na Itália, são pessoas que conheço bem e falo com eles sempre”, concluiu Leal.

O Brasil estreia no dia 26, às 6h (Horário de Brasília) contra Cuba, com transmissão ao vivo do sportv2, e depois ainda terá Japão e Catar como adversários na primeira fase do campeonato que acontece na Eslovênia.